Bem-vindos ao "Pra Que Ler Isso?"!

Yo Minna-san!Esse é o Pra Que Ler Isso?,o meu blog (Hikaru Inca) e nele,falo sobre o que me der na telha.E gostaria de dizer que ele é um blog para ser lido com inteligência!Então,boa leitura para vocês!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A Origem dos Símbolos Olímpicos Modernos

A BANDEIRA
Composta de cinco anéis coloridos (azul, amarelo, preto, vermelho e verde) sobre um fundo branco, foi imaginada por Coubertin em 1914 e apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920. De acordo com o barão, “esses cinco anéis representam as cinco partes do mundo agora conquistadas pelo olimpismo e dispostas a aceitar as rivalidades fecundas. ademais, as seis cores (inclusive o fundo branco) assim combinadas representam as de todas as nações”.

O JURAMENTO

Também apareceu nos Jogos de antuérpia, em 1920. Foi pronunciado pela primeira vez pelo esgrimista belga Victor Boin. O texto se inspira no juramento que os atletas da antiguidade faziam no primeiro dia dos jogos: “Prometemos participar destes Jogos Olímpicos como competidores leais, observar escrupulosamente as regras e dar provas de espírito cavalheiresco pela honra de nossos países e pela glória do esporte”.

A CHAMA

Outro símbolo que vem da antiguidade. Em Olímpia, no templo de Héstia, a deusa do lar, sempre brilhava uma chama que simbolizava a perenidade do Estado. O vencedor da corrida do estádio era incumbido de reacendê-la. Somente em 1928, durante os Jogos de Amsterdã, foi que a chama ardeu pela primeira vez na época moderna.

O HINO

A primeira versão foi composta por Spiridon Samaras para os Jogos de Atenas, em 1896, com base no Hino a Apolo, cujo texto, descoberto em delfos pouco antes, tinha sido musicado por Gabriel Fauré. Depois deste, sucederam-se vários outros hinos, como o que Richard Strauss compôs para os Jogos de Berlim, em 1936, e as versões criadas para as Olimpíadas de Londres (1948) e Helsinque (1952). Em 1958, finalmente se retomou o hino de Spiridon Samaras.

-----------------------------------------
Fonte,clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eles seguem isso!